top of page

Carreira de Especialista em Meio Ambiente

O IBAMA foi formado, em 1989, pela fusão de quatro entidades brasileiras que atuavam na área ambiental: Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Superintendência da Borracha (SUDHEVEA), Superintendência da Pesca (SUDEPE) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).

Entre 3 e 14 de junho de 1992, realizou-se a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, (Rio-92). A questão ambiental no Brasil tornou-se mais discutida, envolvendo a sociedade brasileira. Desta forma foi reformulada a estrutura burocrática dos órgãos e em outubro de 1992, foi criado o Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o objetivo de estruturar a política do meio ambiente no Brasil, ao qual o IBAMA agora está vinculado (autarquia federal que compõe a Administração Indireta).

Em 2006 foi criado o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), atualmente, está ligado ao MAPA (MP nº 870/2019).

Em 2007, foi criado o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia responsável pela gestão das unidades de conservação nacionais. E fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade, retirando do IBAMA esta competência legal.

Em 2000, o Presidente da República, enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 3.804, que criava empregos públicos (regidos pela CLT) no IBAMA, com vagas para os cargos de Analista Ambiental e Técnico Ambiental.
Os servidores ao tomarem conhecimento do texto e de suas responsabilidades, enquanto agentes públicos e executores da Política Nacional de Meio Ambiente, foram à luta. Durante todo o ano de 2001, os servidores do IBAMA estiveram dentro do Congresso Nacional, mostrando aos parlamentares a necessidade de ser instituída um carreira, com cargos regidos pelo RJU. Assim, no dia 03 de outubro de 2001, foi aprovado na Comissão de Trabalho e Serviço Público (CETASP).
Os servidores lutaram muito para conseguir com que o substitutivo aprovado fosse apreciado em regime de urgência na Câmara e no Senado Federal e assim, em 14 de janeiro de 2002, a Lei 10.410/02 sancionada pelo Presidente da República.

O PECMA era antigo plano de carreira, atualmente, os cargos de especialista em meio ambiente são divididos em: Gestor, analista e técnico ambientais e Analista e técnico administrativo.


 

PECMA

Plano Especial de Cargos do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA.

pecma

Agradecemos por visitar nosso site. 

Não faça uso indevido de nossos serviços nem interfira no site. Todas as informações pessoais relativas aos associados ou visitantes serão tratadas em concordância com a Lei da Proteção de Dados Pessoais de 26 de outubro de 1998 (Lei n.º 67/98). 

Nosso site possui ligações para outros, os quais, a nosso ver, podem conter informações / ferramentas úteis para os nossos visitantes. A nossa política de privacidade não é aplicada a sites de terceiros, pelo que, caso visite outro site a partir do nosso deverá ler a politica de privacidade do mesmo.

LOCALIZAÇÃO

Clique

Clique

  • White Facebook Icon
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
Redes Sociais

© 2024 Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA - ASIBAMA/PA

bottom of page